Remédios caseiros para diarreia: o que consumir?
A diarreia é um dos incômodos que mais afetam pessoas aqui no Brasil, ela pode acontecer pela ingestão de medicamentos muito fortes, pela comida estragada, por comer comidas com temperos muito fortes e até mesmo algumas doenças. Além disso, estar com a flora intestinal desregulada também pode influenciar na diarreia e no aparecimento de outros sintomas como dor de barriga. Normalmente não é um problema preocupante, mas é preciso tratar.
Existem várias maneiras de conseguir controlar esse problema, isso pode ser feito por meio de uma alimentação mais saudável, com a ingestão de muitos líquidos ou também pode meio de alguns medicamentos naturais. Veja aqui quais são os melhores tratamentos orgânicos para amenizar esse problema.
E além de ler sobre remédios caseiros de diarreia, você pode verificar aqui as causas, sintomas e tratamentos de farmácia para o problema.
Remédios caseiros para a diarreia
Há muita gente que prefere um tratamento caseiro de diarreia e uma dieta equilibrada para regular o intestino do que recorrer a fármacos. Em alguns casos combater a diarreia não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma diarreia crônica, que dura mais de 3 semanas. Nesses casos, se não melhorarem os sintoma, procure um profissional da saúde para promover o tratamento adequado e ver o que há de errado com o seu organismo.
Mas se preferir, utilize esses métodos eficientes contra a diarreia, que ajudam a promover o bem estar do paciente:
1 Chá de Camomila
Utilizado em grande escala pelas pessoas que estão passando por este incômodo, o chá de camomila é uma opção rápida, fácil e simples de ser consumida.
A camomila possui propriedades antiespasmódicas e que diminuem o trabalho do intestino, o que retém as fezes durante algum tempo dentro do organismo.
É aconselhado também usar folhas de goiabeira para preparar um chá, já que a folha de goiabeira que possui a mesma ação.
Para prepara basta ferver uma xícara com água e acrescentar uma colher de flores de camomila triturada ou folhas de goiabeira. Faça a infusão entre 5 e 10 minutos e depois beba normalmente. Evite adicionar açúcar ou adoçante.
2 Xarope de maçã
Você pode conseguir fazer uma bela mistura para regular o seu intestino com o uso de maçã e cenoura ralada.
Ferva em banho maria cerca de 1/2 cenoura raspada, 1/2 maçã raspada e 1/4 de xícara de mel por cerca de 30 minutos. Deixe resfriar e depois consuma 2 colheres desse xarope durante o tempo em que a diarreia durar. O produto pode ser consumido por até 1 mês dentro da geladeira. Caso deseje continuar tomando após esse período, é preciso descartar o xarope antigo e fazer uma nova receita.
3 Arroz e uma pitada de sal
Faça um arroz com uma leve pitada de sal, ele é uma comida hidratante e que não irá fazer mal para o organismo.
É importante deixar sem muito tempero ou com complementos muito fortes, isso pode ajudar a desregular o seu corpo e organismo mais ainda. Se você preferir pode fazer uma sopinha com alguns legumes nutritivos, mas a regra pra utilizar uma receita sem muito tempero continua válida.
4 Chá de cascas de romã
Você pode utilizar também um punhado de cascas de romã desidratadas, basta comprar elas já nessa forma in natura, ferver um litro de água e pronto. É recomendado também que você acrescente tília nessa mistura, ela serve bem para segurar um pouco o intestino. Tome algumas vezes ao dia.
5 Gengibre
O gengibre também é recomendado de modo a diminuir os sintomas de náuseas e também inflamações no intestino, o que é bem comum caso você esteja passando pelo período de diarreia.
Consuma ele em forma de chá, basta ferver água e mergulhar cerca de 12 pedaços do tubérculo nessa mistura. Ele ajuda nas fezes para normalizar o bolo fecal, é um ótimo anti-inflamatório e promove mais energia para o paciente caso esteja mais debilitado.
6 Soro caseiro
É uma boa ideia também fazer um soro fisiológico caseiro, isso pode ser feito facilmente em casa. É uma ótima ideia fazê-lo em casa, para economizar. Mas também há sachês prontos para o preparo e consumo em farmácias, de sabor não muito agradáveis. Porém o soro caseiro é mais barato e tem a mesma eficácia.
Ele não irá melhorar os sintomas e o quadro da diarreia, ao menos ajudará a manter o corpo hidratado, devido à perda de líquidos pelas fezes. Os sintomas da diarreia são comumente causas de desidratação. Por isso o soro é tão importante.
Bata usar meia colher de chá de sal com mais quatro colheres de chá de açúcar para a quantidade de 1 litro de água.
Caso queira, é possível também acrescentar algumas gotas de laranja ou limão.
É recomendado tomar todo o conteúdo durante um dia. Só pare de tomá-lo quando acabar a diarreia.
7 Água de coco natural
Conhecido por ser um isotônico natural, com ele você vai conseguir equilibrar a sua flora intestinal e também hidratar o organismo no geral. Funciona como o soro fisiológico acima. Mas, dependendo da região onde você mora e estação do ano, pode ser difícil encontrar água de coco.
É indicado que você tome cerca de 1 litro por dia dessa água de coco natural e gelada.
Você também pode comer alguns alimentos ricos em nutrientes à vontade, como por exemplo todos os listados abaixo:
- Gelatina;
- Canja;
- Gengibre;
- Suco de caju;
- Torradas.
Quando se está com diarreia é muito importante evitar ingerir alguns alimentos. Veja o que você deve evitar consumir durante esse período:
- Café;
- Refrigerantes;
- Açaí;
- Bebidas alcoólicas;
- Frituras.